GUSTAVO ANDRÉ ROCHA
Presidente do Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais de Comodoro - COMODORO-PREVI
Diretor Executivo há 19 anos do Comodoro-Previ; Presidente do Comitê de Investimento do Comodoro-Previ; Contador da Prefeitura há 09 anos; Tesoureiro da APREMAT-MT há 07 anos; Tesoureiro do Conselho da Comunidade da Comarca de Comodoro-MT há 11 anos.
gprev@bol.com.br
(65) 3283-1981
EDER PAULO CALDEIRA SANTANA
Membro do Comitê de Investimentos do Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais de Comodoro – MT - COMODORO-PREVI.
Membro do Comitê de Investimento do Comodoro-Previ; Ex-Membro Conselho Deliberativo do Comodoro-Previ; Servidor Efetivo da Prefeitura há 15 anos (Dept. de Contabilidade – APLIC/Tribunal de Contas MT); Graduação: Administração Pós-Graduação: Auditoria em Organização do Setor Público; Certificação vigente e regular em CGRPPS, válida até 19/01/2025.
ederpcsantana@gmail.com
(65) 3283-1981

FABIANO PRATES BEHLKE
Diretor-Geral do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre - PREVIMPA
Graduado em Administração, com especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades, em Gestão de Recursos Humanos e em Ciência da Decisão: Psicologia, Economia e Consumo. Atuou como Diretor Administrativo-Financeiro do Hospital Presidente Vargas de 2015 a 2017, como Assessor de Licitações de 2017 a 2020, e como Assessor do Secretário de Administração em 2021. Atualmente, exercendo a função de Diretor-Geral do Previmpa.
fabianopb@previmpa.prefpoa.com.br
(51) 51 3289-3537
FRANCISCO ALVES DE ASSIS FILHO
Presidente do Instituto de Previdência do Estado do Acre – ACREPREVIDÊNCIA
Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, em Direito Público e em Direito Processual Civil, graduado em Direito pela Uninorte e Sistemas de Informações pela UFAC. É militar reformado da Força Aérea Brasileira. Foi Diretor de Administração e Finanças do Instituto de Previdência do Estado do Acre – Acreprevidência de 2006 a 2018.
gabinete.acreprevidencia@gmail.com / advassisfilho@gmail.com
(68) 3215-4300

LIVIO VERAS
Diretor de Previdência do Instituto de Previdência do Estado do Acre
Tec. em Contabilidade, funcionário da Secretaria de Estado de Educação, atuou na Chefia de Transportes da Secretaria Estadual de Educação e Cultura; Coordenação do Setor de Serviços Gerais da Secretaria Estadual de Educação e Cultura; Chefia de Transportes da Secretaria Estadual de Educação e Cultura; Assessor de Gabinete da Secretaria Estadual de Educação e Cultura; Chefe do Departamento Setorial de Administração da Secretaria Estadual de Educação e Cultura; Assessor Técnico da Secretaria Estadual de Educação e Cultura; Chefe do Departamento Setorial de Administração da Secretaria Estadual de Educação e Cultura; Coordenador de Gestão e Finanças da Secretaria Municipal; e Diretor de Previdência do Acreprevidência, até a presente data.
livioveras@hotmail.com
(68) 3215-4315

CARLOS HENRIQUE FLORY
Diretor-Presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo – SP-PREVCOM
Economista graduado com pós-graduação em finanças, pela Universidade de São Paulo. Cursou também The Wharton School- General Management of Private Retirement Systems na Universidade de Pennsylvania. Foi diretor da Previ Siemens, presidente da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros), superintendente IPREM, Diretor presidente da SPPREV e foi superintendente do IPESP. Atual Presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom).
cflory@sp.gov.br
(11) 3150-1906 / 1907
PATRÍCIA SALES DE OLIVEIRA COSTA
Diretora de Relacionamento Institucional da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo – SP-PREVCOM
pcosta@sp.gov.br
(11) 3150-1870

HALAN HARLENS PACHECO DE MORAIS
Diretor Presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro – RJPrev
halan.morais@rjprev.rj.gov.br
(21) 2334-9653

RODRIGO RIBEIRO DA LUZ
Diretor Presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro – RJPrev
Servidor público da carreira de Especialista em Previdência Social. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Possui especialização pela School of Business da The George Washington University (GWSB/GWU) em “Theory and Operation of a Modern National Economy”, no âmbito do Programa Minerva. Foi coordenador de atuária do Rioprevidência, tendo também atuado na Diretoria de Investimento dessa autarquia. Ainda na Administração Pública, atuou como economista na Gerência de Logística da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Na iniciativa privada, atuou como gerente financeiro e executou atividades administrativas, além de ter trabalhado em instituições financeiras como bancos e corretoras de valores.
rodrigo.luz@rjprev.rj.gov.br
(21) 2334-9653

CÍCERO RAFAEL BARROS DIAS
Atuário (UFC), mestre em economia e doutor em estatística (UFPE). É professor da UFPE, foi atuário na Unimed Fortaleza e na Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social (Fachesf), bem como foi gerente de Atuária e Benefícios na Funpresp, antes de se tornar Diretor de Seguridade. Experiência em perícia judicial nas áreas de previdência e seguros e em consultoria financeira, previdenciária e atuarial. É certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social. Foi pesquisador doutor visitante do Ipea e professor da Escola Nacional de Seguros e dos cursos de Especialização em Demografia e Atuária na UFRN, Especialização em Gestão de Fundos de Pensão na UDF, Especialização em Perícia Judicial da UFPE e Especialização em Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social pelo Centro Brasileiro de Estudos Previdenciários (CBEP). É membro e representante regional Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).
cicero.dias@funpresp.com.br
(61) 2020-9851

RICARDO PENA PINHEIRO
Ricardo Pena é economista, pós-graduado em Finanças e Atuária pela USP e Doutor em Demografia pela UFMG. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, foi Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência (2008-2009); Presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (2010-2011); Professor da Faculdade Cesusc; autor do Livro “A demografia dos Fundos de Pensão”; e Presidente da Funpresp-Exe desde 2012.
ricardo.pena@funpresp.com.br
(61) 2020-9991

UBIRAMAR MENDONÇA
Assessor da Presidência da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – DATAPREV
Empregado Público do quadro efetivo da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – DATAPREV S.A., há 35 anos. Casado, Gestor em Previdência Social, Previdência Complementar e Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, com atuação nas áreas de Arrecadação, Benefício, Previdência Complementar e RPPS.
ubiramar.mendonca@dataprev.gov.br
(61) 3207-3140

GLAUCO ANDRÉ FONSECA WAMBURG
Presidente do Instituto do Seguro Social - INSS
Advogado e servidor de carreira do INSS desde 2007. Mestre e Doutorando em Direito da Cidade pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Já atuou como Presidente e Conselheiro Representante do Governo na 10ª Junta de Recursos do Conselho de Recursos do Seguro Social (entre 2013 e 2017), e também como consultor e professor de Direito. Atualmente é Presidente Interino do INSS.
gapres@inss.gov.br
(61) 3313-4131

DOMINGOS AUGUSTO TAUFNER
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Espirito Santo – TCE/ES e representante da ATRICON
Graduado em Engenharia Mecânica e Direito; Pós-graduado em Direito Tributário, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais. Foi membro do Ministério Público de Contas do ES (2010-2011), presidente do RPPS de Vitória-ES (2005-2010); Auditor Fiscal de carreira do Município de Vitória (1986-2010), Vereador do Município De Vila Velha-ES (19889-1996) e Agente Administrativo do IAPAS (1981-1986).
domingos.taufner@tce.es.gov.br
(27) 3334-7701

ALEXANDRE MANIR FIGUEIREDO SARQUIS
Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE/SP
Doutorando em Direito Financeiro (USP) e Mestre em Economia (UnB). Ex-servidor do Banco Central e da Câmara dos Deputados.
asarquis@tce.sp.gov.br
(11) 3292-3877
ANTÔNIO MÁRIO RATTES DE OLIVEIRA
Consultor da Confederação Nacional de Municípios – CNM
mario.rattes@gmail.com
(61) 2101-6040 / 6089

RODRIGO GARRIDO DIAS
Coordenador do Setores Jurídicos Gestão de Contratos e Compliance da Confederação Nacional de Municípios – CNM
Profissional com 20 anos de atuação na área do direito público. Experiência na gestão pública e na advocacia. Atualmente é coordenador das áreas Jurídica, de Contratos e Compliance da Confederação Nacional de Municípios. Como formação acadêmica possui o título de Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), sendo graduado em Direito pela UNISINOS/RS.
rodrigo.dias@cnm.org.br
(61) 2101-6613 / 6000

ALEXANDRE JARSCHEL DE OLIVEIRA
Secretário de Administração e Gestão de Pessoal de Curitiba/PR e Presidente do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (FONAC)
Advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Pós-graduado pela Instituição de Ensino Luiz Flávio Gomes. Mestrando em Governança e Sustentabilidade pelo Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE/FGV. Em 2017, fez extensão universitária em Planificación Participativa – Mecanismos de Implementación de Los ODS – Comision Economica para America Latina y el Caribe, CEPAL, Chile. Atuou nas áreas de direito penal, administrativo e tributário, de empresas nacionais e internacionais como: HSBC Bank Brasil S.A e Vivo S.A. e consultor do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais Ltda (CESCAGE). Foi Presidente do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, autarquia municipal que presta serviços de consultoria em gestão pública aos órgãos da Prefeitura Municipal de Curitiba, entre Janeiro de 2017 e Janeiro de 2019.
fonac.se@gmail.com
(27) 99689-9290

BRUNO MAGALHÃES D’ABADIA
Presidente do CONSAD e Secretário de Estado da Administração do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração
Engenheiro e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). É servidor efetivo da Câmara dos Deputados, como consultor legislativo na área de Finanças Públicas. Também já integrou o quadro de auditores federais do Tribunal de Contas da União (TCU), além de ter exercido a função de engenheiro da Petrobras e de professor titular de Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), bem como de professor substituto no Departamento de Economia da UnB.
consad@consad.org.br
(62) 3201-5706

CARLOS ALBERTO DE MIRANDA MEDEIROS
Auditor Fiscal do Tesouro Estadual – Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco
Contador formado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com especialização em Gestão e Organização Hospitalar pela Universidade de Pernambuco – UPE / Universidade Politécnica de Valência – UPV; Auditor Fiscal do Tesouro Estadual na Secretaria da Fazenda/PE de 1996 até a presente data; Ocupou a função de Contador Geral do Estado de Pernambuco no período de 2011 a 2017; Tem destacada vivência profissional em Contabilidade Pública e Privada, com ênfase em órgãos e entidades do Setor Público, além de empresas nacionais e internacionais de auditoria independente; Coordenou trabalhos de auditoria independente em grandes Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC; Atual Presidente do Conselho Fiscal da FUNAPE – Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco; Foi Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade – Pernambuco; Foi Membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade responsável pela elaboração das NBCASP; Atual Vice Presidente de Assuntos Institucionais da Associação Brasileira de Contadores Públicos – ABCP; e Titular da Cátedra n° 31 da Acadêmico na Academia Pernambucana de Ciências Contábeis – APECICON.
carlos.miranda@sefaz.pe.gov.br
(81) 3183-6808

CARINE VOGEL DUTRA TELLES
Auditora Fiscal de Tributos Estaduais – Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia
Mestre em Administração Pública pelo IDP. Graduada em Administração e em Ciências Contábeis. Especialização em MBA Executivo em Finanças Corporativas e em Gestão de Projetos. Participou de Grupo de Trabalho Interinstitucional para mitigar os riscos previdenciários no Estado de Rondônia. Atualmente, é Auditora Fiscal de Tributos Estaduais na Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN) do Estado de Rondônia.
carine.telles@sefin.ro.gov.br