UBIRAMAR MENDONÇA
Assessor da Presidência da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – DATAPREV
Empregado Público do quadro efetivo da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – DATAPREV S.A., há 35 anos. Casado, Gestor em Previdência Social, Previdência Complementar e Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, com atuação nas áreas de Arrecadação, Benefício, Previdência Complementar e RPPS.
ubiramar.mendonca@dataprev.gov.br
(61) 3207-3140
DOMINGOS AUGUSTO TAUFNER
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Espirito Santo – TCE/ES e representante da ATRICON
Graduado em Engenharia Mecânica e Direito; Pós-graduado em Direito Tributário, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais. Foi membro do Ministério Público de Contas do ES (2010-2011), presidente do RPPS de Vitória-ES (2005-2010); Auditor Fiscal de carreira do Município de Vitória (1986-2010), Vereador do Município De Vila Velha-ES (19889-1996) e Agente Administrativo do IAPAS (1981-1986).
domingos.taufner@tce.es.gov.br
(27) 3334-7701
ALEXANDRE MANIR FIGUEIREDO SARQUIS
Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE/SP
Doutorando em Direito Financeiro (USP) e Mestre em Economia (UnB). Ex-servidor do Banco Central e da Câmara dos Deputados.
asarquis@tce.sp.gov.br
(11) 3292-3877
ANTÔNIO MÁRIO RATTES DE OLIVEIRA
Consultor da Confederação Nacional de Municípios – CNM
Atuário registrado no Instituto Brasileiro de Atuária sob o no 1162, graduado pela
Universidade Federal do Ceará (UFC), atua desde 1988 no mercado de previdência
complementar fechada, saúde suplementar e regimes próprio de previdência social.
É sócio da Atuarial Consultoria e Assessoria Empresarial. Exerceu atividades como
Superintendente de Negócios Previdenciários da Caixa de Previdência dos Funcionários do
Banco do Nordeste do Brasil (CAPEF), consultor do Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento PNUD, consultor do Ministério da Previdência Social, consultor do Banco
Mundial (BIRD) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), tendo participado de
consultorias a estados e municípios na estruturação, gestão e sustentabilidade de seus
regimes próprios.
-
No campo acadêmico, integrou o corpo docente do MBA de Gestão Atuarial e Financeira da
Universidade Católica de Brasília UCB como professor do curso de pós-graduação em
gestão financeira e atuarial para EFPC. Foi instrutor de curso de Gestão Atuarial para
Operadoras de Planos de Saúde pela UNIDAS e participou do quadro docente do curso de
Pós-Graduação em Gestão de Planos de Saúde promovido pela Rede de Ensino Luiz Flávio
Gomes em parceria com a UNIDAS. Atua como professor da Confederação Nacional das
Instituições Financeiras (CNF), ligada à AMBIMA, nas disciplinas de gestão atuarial para
EFPC, modelagem de novos produtos para EFPC e solvência financeira e atuarial para RPPS,
além de coordenador do programa CNM Qualifica, da Confederação Nacional de Municípios
(CNM).
Atualmente, é membro do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de
Previdência Social (Conaprev), do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e do
Conselho Nacional dos Regimes Próprios de Previdência Social (CNRPPS.
mario.rattes@gmail.com
(61) 2101-6040 / 6089
RODRIGO GARRIDO DIAS
Coordenador do Setores Jurídicos Gestão de Contratos e Compliance da Confederação Nacional de Municípios – CNM
Profissional com 20 anos de atuação na área do direito público. Experiência na gestão pública e na advocacia. Atualmente é coordenador das áreas Jurídica, de Contratos e Compliance da Confederação Nacional de Municípios. Como formação acadêmica possui o título de Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), sendo graduado em Direito pela UNISINOS/RS.
rodrigo.dias@cnm.org.br
(61) 2101-6613 / 6000
ALEXANDRE JARSCHEL DE OLIVEIRA
Secretário de Administração e Gestão de Pessoal de Curitiba/PR e Presidente do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (FONAC)
Advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Pós-graduado pela Instituição de Ensino Luiz Flávio Gomes. Mestrando em Governança e Sustentabilidade pelo Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE/FGV. Em 2017, fez extensão universitária em Planificación Participativa – Mecanismos de Implementación de Los ODS – Comision Economica para America Latina y el Caribe, CEPAL, Chile. Atuou nas áreas de direito penal, administrativo e tributário, de empresas nacionais e internacionais como: HSBC Bank Brasil S.A e Vivo S.A. e consultor do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais Ltda (CESCAGE). Foi Presidente do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, autarquia municipal que presta serviços de consultoria em gestão pública aos órgãos da Prefeitura Municipal de Curitiba, entre Janeiro de 2017 e Janeiro de 2019.
fonac.se@gmail.com
(27) 99689-9290
CARLOS ALBERTO DE MIRANDA MEDEIROS
Auditor Fiscal do Tesouro Estadual – Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco
Contador formado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com especialização em Gestão e Organização Hospitalar pela Universidade de Pernambuco – UPE / Universidade Politécnica de Valência – UPV; Auditor Fiscal do Tesouro Estadual na Secretaria da Fazenda/PE de 1996 até a presente data; Ocupou a função de Contador Geral do Estado de Pernambuco no período de 2011 a 2017; Tem destacada vivência profissional em Contabilidade Pública e Privada, com ênfase em órgãos e entidades do Setor Público, além de empresas nacionais e internacionais de auditoria independente; Coordenou trabalhos de auditoria independente em grandes Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC; Atual Presidente do Conselho Fiscal da FUNAPE – Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco; Foi Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade – Pernambuco; Foi Membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade responsável pela elaboração das NBCASP; Atual Vice Presidente de Assuntos Institucionais da Associação Brasileira de Contadores Públicos – ABCP; e Titular da Cátedra n° 31 da Acadêmico na Academia Pernambucana de Ciências Contábeis – APECICON.
carlos.miranda@sefaz.pe.gov.br
(81) 3183-6808
CARINE VOGEL DUTRA TELLES
Auditora Fiscal de Tributos Estaduais – Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia
Mestre em Administração Pública pelo IDP. Graduada em Administração e em Ciências Contábeis. Especialização em MBA Executivo em Finanças Corporativas e em Gestão de Projetos. Participou de Grupo de Trabalho Interinstitucional para mitigar os riscos previdenciários no Estado de Rondônia. Atualmente, é Auditora Fiscal de Tributos Estaduais na Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN) do Estado de Rondônia.
carine.telles@sefin.ro.gov.br
GLEISON PEREIRA DE SOUZA
Subsecretário Municipal de Gestão Previdenciária da Prefeitura de Belo Horizonte/MG
Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Gerenciamento de Projetos e em Liderança de Equipes de Alta Performance. Ex-Diretor de Previdência do IPSEMG
Subsecretário de Gestão Previdenciária da PBH. Autor do livro “O regime de previdência dos servidores públicos: comentários às emendas constitucionais nº 20/98 e nº 41/03”.
gleison@pbh.gov.br
(31) 3246-6604
ROBERTA ESTER SENNA PORTILHO MATOS
Subsecretaria de Gestão Previdenciária da Prefeitura de Belo Horizonte/MG
Graduada em Administração, pós-graduada em Administração Pública, com ênfase em Gestão
Previdenciária, pela Fundação João Pinheiro e em Direito Administrativo. Possui Certificação
Profissional da Secretaria da Previdência – SPREV, como Dirigente, emitida pelo Instituto Totum.
Servidora pública municipal, com atuação na área previdenciária desde 2005. Atualmente é diretora
central de Gestão de Benefícios Previdenciários da Subsecretaria de Gestão Previdenciária.
roberta.senna@pbh.gov.br
(031) 99633-4910
ARY GIL MERCHEL PIOVESAN
Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba – IPMC
Economista formado pela UFPR, com especialização em Economia de Empresas e em Gestão Pública. É servidor municipal desde 1990 e integrante da carreira de Auditoria Fiscal. Ocupou cargos na Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, já participou das instâncias colegiadas do IPMC, órgão que presidiu de outubro de 2018 a dezembro de 2020. Conforme estabelece a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, está certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
gil@curitiba.pr.gov.br
(41) 3350-3683
MELISSA GARRIDO CABRAL
Presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Rio de Janeiro (PREVI-RIO)
Auditora do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, desde 2011, formada em Ciências Atuariais pela UFRJ, com Mestrado em Matemática Aplicada à Finanças pela IPMA, além de possuir Pós Graduação em Controladorias pela UERJ e em Contabilidade Governamental pela AVM Faculdade Integrada. Trabalhou na Coordenadoria de Auditoria e Desenvolvimento do TCMRJ, efetivando auditorias de Controle Externo nos órgãos da Prefeitura, com destaque para o Funprevi. Antes de ingressar no quadro de servidores os Município do Rio, teve um breve passagem como analista de Planejamento, Gestão e Infra-Estrutura do IBGE, bem como foi Atuária Sênior em consultoria, onde trabalhou com planos de previdência, cálculo de provisões matemáticas e desenho de plano de benefícios, além de elaborar pareceres e notas técnicas atuariais e ainda estudo de hipóteses atuariais e biométricas.
presidencia_previrio@rio.rj.gov.br
(21) 2976-3744 / 3200
MARCIA REGINA UNGARETTE
Superintendente do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – IPREM
Bacharel em Economia pela UNICAMP e Mestrado/MBA em Regulação de Saúde Suplementar pela ENSP/Fiocruz e FGV/RJ. Servidora da Prefeitura de Campinas ao longo de 29 anos, atuou como Assessora da Secretaria da Fazenda, Diretora do Departamento de Previdência do Servidor e Diretora Administrativo-Financeira do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Secretária de Gestão do Município de São Paulo, Assessora Técnica da Superintendência do IAMSPE, Chefe de Gabinete da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (IPREM-SP).
marciaungarette@prefeitura.sp.gov.br
(11) 2224-7513
EDNA MARIA SODRÉ D’ARAÚJO
Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém.
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Estado do Pará – UFPa; Graduada em História pela Universidade Federal do Estado do Pará – UFPa; Pós Graduada em Direito Administrativo e Administração Pública PELA Universidade da Amazônia – UNAMA; Pós Graduada em Direito Previdenciário pelo Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA. Servidora concursada da Prefeitura Municipal de Belém no cargo efetivo de Consultora Jurídica do Município de Belém, lotada no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém.
gab-pres@ipmb.pmb.pa.gov.br
(91) 3084-1336
JOSUÉ DE SOUSA LIMA
Superintendente do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza – IPM
josue.lima@ipmfor.ce.gov.br
(85) 3252-1785
ADRIANA SIQUEIRA MELLO PADILHA
Presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima – IPER
Bacharel em Direito. Especialista em Direito Público e Direito do Consumidor. Mestrando em Direito pela Universidade Del Museo Social de Buenos Aires.
adriana.padilha@iper.rr.gov.br
(95) 2121-3980
MARLISSON CAJADO DOS SANTOS LOBATO
Diretor de Previdência do Instituto de Previdência do Estado de Roraima – IPER
Graduado em Direito pela Faculdade Atual da Amazônia em 2010 e Pós-graduado em Regime Próprio de Previdência Social com capacitação para o Ensino no Magistério Superior em 11 de maio de 2016, exerceu no período de 2004/2013 o cargo de Agente de Polícia Civil junto a Secretaria de Estado da Segurança Pública – SESP. No período de 2013 assumiu o cargo de consultor jurídico no Instituto de Previdência do Estado de Roraima, como Chefe do IPER. Exerce também o cargo de Presidente do Conselho Estadual de Previdência do Estado de Roraima. Possui Certificado Anbima CPA-10 (2014/2017).
marlissoncajadolobato@gmail.com
(95) 2121-3772
SHARLLES FERNANDO BEZERRA LIMA
Presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – IGEPREV
Natural de Miracema do Tocantins, bacharelado em Administração pela então Fundação Universidade do Tocantins UNITINS, com pós-graduação em Auditoria Governamental também pela UNITINS e pós-graduado em Ciências Políticas e Estratégia Brasileira pela Universidade Federal do Tocantins UFT-TO, servidor público de carreira desde 2000, ocupante do cargo de Gestor Público; atuando durante 13 anos na Controladoria Geral do Estado, na área de auditoria e fiscalização dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual, entre elas o IGEPREV, abrangendo todo aquele período, e sempre ocupando cargos de liderança, sendo o último de Superintendente de Gestão de Ações de Controle Interno; atualmente atuando a pouco mais de um ano no IGEPREV, como responsável pelo Controle Interno da Entidade, e desenvolvendo intensivamente ações de melhoria da gestão previdenciária, incluindo a área de investimentos, para a qual possui certificação CPA-10 da ANBIMA Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capital.
presidente@igeprev.to.gov.br
(63) 3218-7286 / 3218-7204
HÉLIO ANDRADE DE AGUIAR SOBRINHO
Diretor de Previdência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – IGEPREV
No Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – IGEPREV/TO, exerceu os cargos de Coordenador de Arrecadação; Diretor de Finanças, Investimentos, Contabilidade e Arrecadação; Vice-Presidente; e atualmente ocupa o cargo de Diretor de Previdência.
heliosaguiar50@gmail.com
(63) 3218-7286 / 7216
JOSÉ ROBERTO DE MORAES
Diretor Presidente da São Paulo Previdência – SPPREV
Diretor Presidente da São Paulo Previdência – SPPREV (desde 2012); Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo; Professor assistente mestre na cadeira de Direito Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Presidente do Conselho de Administração da São Paulo Previdência – SPPREV (2008 a 2009; Vice Presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (2005 a 2009); Presidente do Conselho da Carteira das Serventias Oficializadas do Estado de São Paulo (2004 a 2011); Procurador do Estado de São Paulo (1981 a 2009); Subprocurador Geral do Estado de São Paulo da área do Contencioso (1995 a 2002).
jrmoraes@sp.gov.br
(11) 3214-9001
FERNANDO ZANELLI
Diretor de Benefícios da São Paulo Previdência – SPPREV
FERNANDO ZANELLI - Graduado em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba/SP - UNITOLEDO. Pós-graduado em
Direito Público pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. MBA em Gestão de Previdência Complementar pelo IBEMEC-
UNIABRAPP. Servidor concursado da São Paulo Previdência - SPPREV desde janeiro de 2010, exercendo desde 2012 a função de Diretor de Benefícios Servidores Públicos. É conselheiro suplente do Conselho Fiscal da Fundação de Previdência Complementar do
Estado de São Paulo, onde atuou também como conselheiro suplente da SP-PREVCOM (2015 a 2022), Designado conselheiro
suplente no Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social - CONAPREV e representante do RPPS do Estado de São Paulo na Comissão Permanente de Ações Judiciais - COPAJURE para o CONAPREV. É certificado pelo Instituto
de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social - ICSS.
fzanelli@sp.gov.br
(11) 3214-9062